quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O que é o Telecentro?

Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Oferecer de maneira gratuita para toda população acesso livre em banda larga para navegação na internet e ainda serviço de impressão de documentos como comprovante de inscrição de concurso, boleto para pagamento de contas e currículos. É este o objetivo dos Telecentros, que estão sendo implantados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em vários pontos de Natal.

“Estamos promovendo nos Telecentros a inclusão digital, dando oportunidade a muitas pessoas de qualificarem-se profissionalmente e até de alargarem seus horizontes no mundo”, ressaltou a prefeita do Natal Micarla de Sousa.

Já a titular da Semtas, Rosy de Sousa, reforçou o que a chefe do executivo abordou em relação à qualificação profissional. “Além do próprio acesso à internet, que já gera muitas oportunidades, os Telecentros também oferecerão a partir do terceiro mês, cursos profissionalizantes, tanto voltados à área digital, como também cursos online à distância”, informou Rosy de Sousa.

A previsão é que as unidades digitais beneficiem mais de 20 mil pessoas por mês, incluindo os seis Telecentros. Além do Panatis, as populações dos bairros de Cidade Nova, Guarapes, Neópolis, Mãe Luiza e o Corpo de Bombeiros, no Tirol, onde há Telecentros. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.

Nos Telecentros Comunitários são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas. O objetivo principal é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.  

 

Por Juliana Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário