segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Telecentros abrem vagas para cursos de iniciação à informática!

Os Telecentros Comunitários, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), estão com vagas abertas para os cursos de iniciação à computação, o "ABC da Informática". São 300 vagas disponíveis para os Telecentros de Guarapes (40 vagas), Barro Vermelho (80 vagas), Mãe Luiza (20 vagas), Ribeira (40 vagas) e Panatis (120 vagas). "As inscrições para Mãe Luiza, Ribeira e Panatis iniciaram nesta segunda-feira (16). As do Guarapes começam no dia 23 de maio, e Barro Vermelho dia 31 de maio, sempre nas respectivas unidades de Telecentros", destaca Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros Comunitários de Natal.

No curso de "ABC da Informática", os alunos terão dois meses de aulas gratuitas e irão aprender conteúdos relativos à Introdução à Informática, Sistema Operacional (Linux), Processador de Texto (Writer), Dispositivos de Armazenamento, Navegador de Internet (Mozilla). "O curso tem como objetivo familiarizar o usuário com o
computador e com a internet. Cada aluno receberá material didático completo para complementar os estudos", declara a coordenadora geral.

Várias turmas já se formaram desde a inauguração dos Telecentros, em janeiro do ano passado. "Durante todo o ano de 2010 realizamos inúmeros cursos do 'ABC da Informática' com conteúdo relacionado à inclusão digital (carga horária de 32h), certificado de conclusão e apostila didática. Atualmente já são mais de 1.500 alunos concluintes, sendo 80% pessoas do sexo feminino.", ressalta a coordenadora.

O curso de alfabetização digital é pioneiro e referência no Brasil dentre os municípios beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital Telecentros Comunitários. As unidades dos Telecentros mantidas e executadas pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Semtas, são as únicas do país que oferecem treinamento específico para os
monitores e instrutores, material próprio, regulamento para os instrutores, estrutura física como conforme exigido pelo Governo Federal e certificação dos cursos.
Para participar do curso, basta comparecer a um dos Telecentros: Guarapes, Barro Vermelho, Mãe Luiza, Ribeira e Panatis (endereços listados abaixo) e apresentar a carteira de identidade no ato da inscrição. Para tirar dúvidas, o telefone da Coordenação Geral do Telecentro Comunitário é o 3232-9304.

Telecentro Comunitário

Os Telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas e reduzir a exclusão social, criando oportunidades para cidadãos. Prioriza o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais. "Já temos mais de 5 mil pessoas incluídas no mundo digital, mais de 250 acessos diários em nossos computadores e mais de 52 mil acessos desde a inauguração", destaca a coordenadora.

Localização dos Telecentros Comunitários:

CRAS - Guarapes - Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
Bombeiros - Avenida Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho
Oscip Afim - Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.
Ribeira - Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira. (Funcarte - Telecentro da
Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo Siqueira).
ProJovem - Avenida Maranguape, 1221, Panatis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário